Câmera
Foto
Edição
Monitoria
O Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde é um espaço interdisciplinar voltado para pesquisa e produção de conteúdos, tecnologias e ferramentas pedagógicas que auxiliem na criação de ambientes de aprendizagem no ramo da saúde. Porém, além disso, ele é responsável por promover diversas ações culturais no ambiente escolar, como mostras, festivais e eventos relacionados a produção de conteúdos trans mídias. E falando em produção de conteúdos, o Nuted ainda comanda a a disciplina de Audiovisual oferecida aos alunos do 2º e 3º e 4º Anos do ensino médio. Também há produção de materiais audiovisuais em outras áreas e departamentos da escola e a cobertura audiovisual dos principais eventos (palestras, conferencias, reuniões etc) que ocorrem na instituição.
Eu estive oficialmente como estagiário do NUTED entre meados de 2013 até 2015, mas já conheço o núcleo desde 2010 quando entrei na escola, e até hoje sinto que faço parte da família Nuted, mesmo não frequentando o núcleo e o estúdio como antes. É difícil mensurar e listar tudo que fiz e aprendi naquele lugar, lá foi a gênese do que eu me tornei hoje.
Ainda no ensino médio, com uma handcam de fita magnética fiz meu primeiro curta, mesmo sem saber direito como se faziam as coisas, apenar fui lá e pedi uma câmera emprestada, e foi o Nuted e sua equipe (a época coordenada pelo diretor Zeca Ferreira) que abriram as portas e deixaram eu experimentar, tentar. Isso é uma característica maravilhosa do Nuted, se você aluno quer explorar sua criatividade, deseja explorar um pouco o mundo do cinema e do audiovisual, você pode ter certeza que toda a equipe te receberá de portas abertas para te ajudar. Nos anos seguintes, ainda como aluno do Nuted, fiz dois curtas que foram selecionados para o Festival do Rio, Insegurança (2011) e Vermelho (2012).
Em 2013, fui selecionado para retornar a este incrível lugar na função de estagiário, e como disse, não consigo mensurar quantas coisas fiz, projetos que participei e eventos que ajudei a fazer, por isso, esse post será dedicado ao meu trabalho como monitor da disciplina de audiovisual, mas Nuted ainda aparecerá muitas vezes ao longo do meu trabalho apresentado neste site/portfólio.
Nestes de dois anos de trabalho, ajudei e produzir dezenas de vídeos idealizados pelos alunos do ensino médio e auxiliei nas aulas da disciplina de audiovisual. Em algumas oportunidades tive o privilégio de ministrar certas aulas aulas por completo. Atuei como editor, câmera, contra regra, VFX, iluminador, conselheiro etc. Basicamente cada etapa da produção dos vídeos eu auxilei de alguma forma, seja fazendo ou ensinando, mas sempre ouvindo os estudantes, até porque essas obras são deles, eles criam essas produções enquanto aprendem como funcionava o mundo do audiovisual e o trabalho em equipe.
Confesso que quando comecei, ainda não dominava muita coisa, apenas o básico, cansei de estudar diversos conteúdos antes das aulas, queria estar pronto para ajudar da melhor forma possível, então, enquanto os alunos aprendiam, eu também aprendi muito como tudo isso funcionava. Passei diversas tardes no estúdio apenas mexendo nos equipamentos, nas ilhas edição, câmeras, explorando ao máximo o que eu poderia fazer com aquilo. Também cansei de ir para Nuted simplesmente por querer estar, estar em um ambiente maravilhoso e repleto de pessoas que tenho um enorme carinho e adimiração.
Esse trabalho maravilhoso, além dos vídeos e eventos também gerou um artigo, caso queira saber mais sobre ele, clique aqui.
Contudo, não posso deixar de mencionar e agradecer a incrível equipe do Nuted, são diversos profissionais e pesquisadores que já passaram ou que ainda estão lá e alguns “agregados”. Essas pessoas são extremamente importantes para a minha formação, tanto pessoal, como profissional, espero não esquecer de ninguém:
Andrea Ramos
Carlos Eduardo Colpo Batistella
Cláudio Annes Leão (Cabeça)
Cynthia Macedo Dias
Edmar Gonçalves Moraes (Ed)
Gregorio Galvão Alburquerque
Jean Carlos Pereira da Costa
João Paulo Rodrigues dos Santos (JP)
José Buarque Ferreira (Zeca)
José Victor Regadas Luiz
Mariana Siracusa do Nascimento
Marina de Freitas Garcia
Moyses Marcelino Gomes (Baiano)
Muza Clara Chavez Velazques
Raphael Quintanilha Queiroz
Renata Reis Cornelio Batistella
Sebastião Roberto de Oliveira (Seu Roberto)
Tarcisio Pereira de Souza
Por fim, gostaria de fazer agradecimento especial ao Gregório, que de professor virou um grande amigo. Gregorio na primeira vez que me viu com uma câmera na mão falou “vai pra cinema, é o seu caminho…” e realmente ele estava certo, mesmo eu tendo demorado a entender isso. Eu não tenho palavras para expressar o quanto você me ajudou e influenciou minha jornada profissional, muito do que sei sobre linguagem, produção e cinema no geral, devo a você. Obrigado por sempre me incentivar a seguir nesse ramo, por me dar centenas de oportunidades. Saiba que seu apoio foi fundamental na minha jornada. Tenho certeza que o destino ainda vai nos colocar em diversos outros projetos. Continue sendo esse exemplo de professor que você é, um professor com sensibilidade, que sabe se conectar com os alunos e buscar o que há de melhor em cada um. Tenho certeza que não sou o único teve a vida transformada por você, e muitos outros virão. Se um dia eu conseguir ser metade do professor que você é, já estarei satisfeito.
Abaixo, alguns vídeos que ajudei a produzir e algumas fotos de bastidores: